quarta-feira, 2 de abril de 2008

A redução da maioridade penal

Li no Portal Terra que uma pesquisa do Ibope (publicada no dia 27 de março) apontou que 83% dos entrevistados (2.002 pessoas) defendem a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, acreditando que isso iria diminuir o número de crimes.

Pois bem, hora de soltar o verbo:

Que insanidade! O tráfico e suas quadrilhas pegam os menores de 18 anos hoje para cometerem delitos (ou assumir alguns sem que os tenham cometido) porque o menor vai para casas de recuperação e tem uma pena pequena.

Quer dizer então que as pessoas ali ao responder a pesquisa consideram que diminuir a idade penal é a solução? Na minha opinião o problema fica ainda mais bizarro. Não veremos mais jovens de 16 e 17 anos cometendo crimes em nome de quadrilhas. Veremos jovens de 14, 12, 10 anos de idade. Vai me perguntar o leitor aí: Ué, hoje já não existem crianças de 12 anos cometendo crimes para as quadrilhas?

Claro que existe! Mas não são maioria. A maioria são os jovens no limite da maioridade penal, porque quanto mais velho mais esperto, mas se ultrapassar a maioridade penal perde o valor para a indústria do tráfico.

Não adianta! seja qual for o tema levantado aqui no blog eu só consigo ver a educação como alternativa para o caos do atual comportamento humano.

Um comentário:

Magalices disse...

Também acho que a educação é a solução, não só para esse problema mas para muitos outros. E também acho que melhores condições de vida, para que as crianças possam ir para a escola e não procurar emprego para ter comida, também é muito importante.

É uma situação gravíssima, mas não vejo, infelizmente, muito empenho do governo para mudar isso.

É triste... sem saída eles acabam buscando uma alternativa para conseguir ter o que comer e como viver. Ah tavez seria facil: ah mas tem outra saida. Mas no meio onde eles vivem nem sempre eles enxergam um futuro melhor.